sábado, 26 de fevereiro de 2011

A ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade

A ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade foi fundada em 1º de agosto de 1949 e representa os interesses das agências de publicidade associadas junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. As agências associadas à ABAP representam 75de todo o investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando cerca de 3.200 profissionais e 4.100 clientes: é a maior entidade do setor na América Latina. 
A ABAP tem Capítulos Estaduais em 18 Capitais e está presente em 26 Estados e no Distrito Federal.
A ABAP foi inspiradora da Lei nº 4.680 - A Lei da Propaganda - que regulamentou a atividade publicitária, a profissão de publicitário e do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda. As criações do IVC - Instituto Verificador de Circulação e do CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, receberam da ABAP apoio decisivo.
Em 1997/98 liderou as associações da indústria da comunicação para a criação do Comitê Executivo das Normas-Padrão, que viabilizou o acordo de empresas anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação, para implantação das novas Normas-Padrão da Atividade Publicitária e a criação do CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão, órgão normatizador das relações comerciais entre as três partes.
A ABAP, apoiada por 31 entidades da indústria da comunicação, realizou em julho de 2008 o  IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que não se acontecia desde 1978. Kofi Anann, ex Secretário Geral das Nações Unidas e Prêmio Nobel da Paz, fez a palestra de abertura. 1600 delegados participaram de Congresso.
Decisões importantes foram tomadas no  IV Congresso: foi criado o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação, do qual fazem parte as entidades apoiadoras do evento, que é presidido pelo Presidente do Conselho Superior da ABAP. Na mesma ocasião, anunciou-se a criação da Frente Parlamentar da Indústria da Comunicação formada por 203 deputados e 38 senadores.  
Em Março de 2010, acontecerá, no Rio de Janeiro, o VII EBAP – Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade, que reunirá 250 presidentes e executivos de agências associadas de todo o País.
A ABAP, em Abril de 2005, ampliou as suas atividades em Brasília, onde atuam as Consultorias Politica, Parlamentar e de Relações Governamentais, monitorando projetos de lei  em tramitação no Congresso Nacional e participando das audiências públicas onde são discutidos os projetos do setor.
Em 2005 a ABAP formou convênio com o IBGE para promover o  primeiro levantamento oficial dos números de mercado publicitário. Em 2008 esses dados resultaram na publicação “ A Indústria da Comunicação segundo o IBGE”.
No final de 2009 sairá uma nova edição atualizando essas informações.
A ABAP lançou,  no final de 2005, o livro “História Oficial da Propaganda Brasileira”, em edição bilíngüe. O livro tornou-se referência e importante fonte de consulta para estudiosos e interessados nas origens da atividade no Brasil.
A ABAP criou o Projeto Permanente “Comunicar & Crescer”, destinado aos pequenos e médios empresários, para orientá-los sobre como a publicidade pode ajudar no desenvolvimento dos seus negócios. O Projeto que tem o apoio das Associações Comerciais de todo o Brasil, das entidades da comunicação  e dos SEBRAES Estaduais. 
As três edições dos Seminários “Comunicar ”(2004 a 2008), foram realizadas em todas as Capitais brasileiras e cidades geoeconomicamente mais importantes, num total de 110 eventos. Seminários internacionais aconteceram em países africanos de língua portuguesa: Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Em 2006, a ABAP, inaugurou a Cadeira ABAP de Publicidade, no Curso de Comunicação com o Mercado, na CEAG, da Fundação Getúlio Vargas.
A ABAP  é “sister association” da AAAA - Associação Americana de Agências de Publicidade e da EACA - Associação Européia de Agências de Comunicação, com as quais mantém intenso intercâmbio.
A ABAP é entidade fundadora do Fórum de Produção Publicitária, do FAC - Fórum do Audiovisual e do Cinema e da CPPLP - Confederação da Publicidade dos Países de Língua Portuguesa, sediada em Lisboa, na qual está representada na Diretoria pelo Diretor Executivo Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário